1-
Leia a tira abaixo:

a)
Ele está empregado de acordo com a variedade
padrão? Justifique sua resposta.
Sim, pois nesse emprego ele é transitivo direto e, portanto,
não se liga ao seu complemento por meio de preposição.
b)
Reescreva essa frase, empregando a outra
regência do verbo esquecer na
variedade padrão da língua.
Incrível, mas ele se esquece da letra na hora de cantar!
2-
Complete o texto a seguir com a preposição
adequada à regência dos verbos e nomes na variedade padrão da língua.
3- O anúncio abaixo está em desacordo com a
variedade padrão. Reescrevo-o fazendo a regência adequada.
Colabore com o racionamento: assistir a filme ruim é
desperdício de energia elétrica.
4-
Leia a tirinha do Hagar e responda ao que se
pede:
a)
A resposta de Hagar “Ao dentista, ao médico, à
seção de auditoria do imposto de renda...” liga-se a que palavra de Helga? Liga-se ao verbo ir: (vou) ao dentista, (vou) ao médico,
(vou) à seção de auditoria...
b)
Analise morfologicamente os itens da resposta:
·
ao dentista ao= a:preposição + o:
artigo, dentista =substantivo,
·
ao médico ao=
a:preposição + o: artigo, médico =substantivo
·
à seção de auditoria à = a:preposição + o: artigo, seção
=substantivo, de auditoria: locução adjetiva (de: preposição +auditoria:
substantivo)
c)
Justifique o uso do acento indicativo de crase
em “à seção de auditoria”.
O acento grave em à seção de auditoria indica a fusão da
preposição a, exigida pelo verbo ir, com o artigo a, que determina o substantivo seção.
d)
Justifique, também, o uso desse acento em “à
noite”, no balão de pensamento de Helga.
O acento grave em “à noite” indica a fusão da preposição a com que se inicia a locução adverbial
indicativa de tempo com o a que
determina o substantivo feminino noite.
a
|
5-
Leia esta tira:
à
|
a
|
as
|
a)
Complete as frases da tira com a ou à, de acordo com a variedade padrão. 1º quadrinho
:à, 2º quadrinho a,as; 3º quadrinho: a.
b) Justifique a presença ou ausência do acento
indicativo de crase na expressão “aprendemos
lidar”, do 2º quadrinho. Não ocorre crase porque
se trata de uma preposição exigida pelo verbo aprender. Além disso, não ocorre
crase diante de verbos.
Leia o poema a seguir e responda às questões
de 6 a 8.
6-
Identifique os processos de formação das
palavras infelizmente, felizmente e
desenvolvo. In+feliz+mente= derivação prefixal e sufixal,
feliz+mente= derivação sufixal; des+envolvo=derivação prefixal.
7-
Qual é o sentido dos prefixos des e in?
Des = negação/afastamento; in=negação, privação.
8-
Em relação à palavra desenvolvo, responda:
a)
Que sentido ela tem no contexto? O sentido de pôr fim ao relacionamento amoroso.
b)
Qual seria a hipótese mais plausível para o
autor ter dado a essa palavra a disposição gráfica observada no poema? Essa disposição evidencia o processo de desfazer o envolvimento
amoroso.
9-
Explique o título do poema, levando em conta
os processos de formação das palavras desenvolvo e infelizmente. O eu lírico está fazendo uma reflexão sobre a validade do relacionamento
amoroso. Iniciar um relacionamento é algo bom, feliz; mas será que terminar esse
relacionamento é algo necessariamente infeliz?
a) No
texto, a palavra frankensteiniana é
primitiva ou derivada? É derivada de Frankenstein, nome
do personagem da obra Frankenstein, o moderno Prometeu, de Mary Shelley.
b) Por
que, segundo o texto, a anta tem uma aparência “um tanto frankensteiniana”?
Porque a anta apresenta características de diferentes
animais: corpo de porco, casco de boi, orelhas de cavalo e focinho que lembra
uma pequena tromba de elefante.
11- Identifique qual é o processo de formação
das palavras extraídas do texto.
a) provavelmente
derivação sufixal
b) esquisitice
derivação sufixal
c) traseira
derivação sufixal
d) dianteiras
derivação sufixal
e) superinteressante
derivação prefixal
e sufixal
|
Me ajudo baste vlw!!
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